• (11) 2888-8987 / (11) 2863-8666

  • (11) 9.7376-0322 (Watsapp)

  • contato@prismapalestras.com

  • prisma.palestras

Seja Bem-vindo - Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019

Busca rápida

Palavra chave ou nome

Ou então:
Categorias
NewsLetter
Indique a Empresa

Fernando Mitre

Responsável pelo primeiro debate político entre candidatos à Presidência da República transmitido pela televisão brasileira, é ganhador de muitos prêmios – entre eles o Comunique-se 2010, na categoria Executivo de Veículo de Comunicação. Atualmente, é diretor nacional de Jornalismo e de Esportes da Rede Bandeirantes
 
Fernando Mitre nasceu no dia 15 de agosto de 1943, em Belo Horizonte (MG). Graduou-se em Letras e é pós-graduado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Chegou a escrever críticas literárias com alguma regularidade, atividade interrompida por falta de tempo. Cursou também Direito e Economia, estudos não concluídos.
 
Iniciou sua carreira em 1963, quando assumiu a função de repórter do jornal Correio de Minas (MG). Também passou por outras redações, como a do Diário de Minas (MG) e do semanário O Binômio (MG).
 
Alguns anos mais tarde, recebeu a proposta de integrar a equipe que fundaria o Jornal da Tarde (SP), sob o comando de Mino Carta e, tempos depois, de Murilo Felisberto. No JT, assumiu diversas funções até se tornar diretor de Redação, cargo que ocupou durante 13 anos. No início dos anos 80, criou as famosas primeiras páginas em sequência sobre a campanha das diretas. O Jornal da Tarde chegou a ser o periódico mais premiado e citado da imprensa brasileira, como referência de ousadia, criatividade e qualidade de texto. Durante dez anos, assinou a coluna que levava seu nome no jornal.
 
Passada a fase de atuação no JT, foi convidado para trabalhar na TV Bandeirantes (SP), onde está até hoje, depois de ter saído e voltado três vezes. Na emissora, produziu o primeiro debate na televisão brasileira entre candidatos à Presidência da República, em 1989. De lá pra cá, mais de 30 debates já aconteceram na emissora.
 
Desde 1982, a Bandeirantes já promovia debates entre candidatos aos governos estaduais. “Mas coube à Band realizar o primeiro debate entre candidatos à Presidência da República. Depois disso nunca mais deixou de realizá-los, promovendo o encontro democrático, esclarecedor e muitas vezes determinante, para o resultado final”, informa ele.
 
É diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, acumulando ainda as funções de comentarista político do Jornal da Band e entrevistador do Canal Livre, da TV Bandeirantes, e de apresentador da coluna A Notícia, da BandNews. “Em nenhuma das minhas fases profissionais, trabalhei menos de 12 horas por dia”, assegura.
 
Entre outros prêmios, destaca-se o GrandPrix do Clube de Criação de São Paulo – pela sequência de capas sobre as Diretas. Em 1989, recebeu o Grande Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Líbero Badaró. Em 2010 e 2012, foi o vencedor do Prêmio Comunique-se na categoria Executivo de Veículo de Comunicação.
 

Imprimir

Solicitar Proposta

Site melhor visualizado no Google Chrome
Design by Elaboração e Criação de Sites

Escritório São Paulo
Rua Vieira de Morais, 80 - 15º Andar - Campo Belo - São Paulo - SP
(11) 2888-8987
(11) 2863-8666
Urgência: (11) 9.7376-0322

Escritório EUA
81 Garden St - 3rd floor
Ironbound - Newark - NJ
(347) 982-5070