Celso Ming

Iniciou carreira na Folha de S.Paulo, mas foi no Jornal da Tarde que ficou conhecido com a coluna Seu Dinheiro. Passou por Veja e Exame e levou seus comentários econômicos a diversos programas de rádio e televisão. Escreve coluna diária em O Estado de S.Paulo e mantém o blog Coluna do Ming no portal do jornal
 
Celso Ming nasceu em 1942. É formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP).
 
Em 1966 começou no Jornalismo como repórter de Educação na Folha de S.Paulo. Em 1968, foi para a revista Veja, onde começou a trabalhar em Economia, com Roberto Müller Filho. Dois anos mais tarde, trabalhou na Exame.
 
Em 1974 foi para o Jornal da Tarde, com a missão de desmembrar o noticiário de Economia da editoria de Brasil. O objetivo era aproximar o noticiário econômico do dia a dia dos leitores. A idéia evoluiu e Ming acabou criando, junto com Fernando Mitre, a partir de uma idéia de Luís Nassif, a coluna Seu Dinheiro, lançada em 20 de julho de 1981, da qual ele detém os direitos, e que se tornou o carro-chefe do Jornal da Tarde às segundas-feiras. Segundo dados de 1988, a coluna respondia por mais de 10% das vendas do JT às segundas.
 
Em 1982, começou a fazer programas de rádio, passando por várias emissoras de São Paulo. Em 1989 também era comentarista de Economia da rádio Eldorado e da TV Bandeirantes e colaborador da newsletter Negócios em Foco, lançada em outubro daquele ano.
 
Na televisão, foi comentarista de economia do programa Globo Rural e do TV Mulher, apresentado por Marília Gabriela, na Rede Globo. Também trabalhou na TV Record. Entre 1994 e 1998 foi comentarista econômico do programa Opinião Nacional, na TV Cultura.
 
Em fevereiro de 2007, Jornalistas&Cia comunicou a sua contratação como colaborador do Caderno de Economia do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, ao lado de Luís Nassif.
 
É comentarista da RedeTV e da rádio Estadão, além de escrever uma coluna diária em O Estado de S.Paulo. No portal Estadão.com, mantém o blog intitulado Coluna do Ming.
 
Venceu o Prêmio Destaque Redação Agência Estado 2012, na categoria Colunista.